domingo, 4 de junho de 2017

Resumo básico: Proteínas

Na postagem de aminoácidos, vimos que todos os seres vivos apresentam compostos essenciais para seu funcionamento, também foi dito que os aminoácidos são os responsáveis pela formação de peptídeos e proteínas. Mas, o que são peptídeos? O que são proteínas? Quais suas funções? Qual o motivo da importância para os organismos? 
Para entender, a formação das proteínas é necessário ter uma ideia de aminoácidos, pois justamente os aminoácidos são os responsáveis pela formação de proteínas ao estabelecerem ligações entre si.

O que é peptídeo?


Peptídeos são cadeias de aminoácidos (Princípios de bioquímica de Lehninger página 85). Quando um aminoácido está isolado sem fazer ligações com nenhum outro, temos um monômero; quando ele estabelece uma ligação, com outro aminoácido, cria-se uma pequena cadeia de peptídeos, podemos classifica-las como oligômeros, pois são pequenas moléculas. A imagem abaixo pode ilustrar melhor a situação:

Duas moléculas de aminoácidos podem ser ligadas de modo covalente por meio de uma ligação amida substituída, denominada ligação peptídica, a fim de produzir um dipeptídeo. Tal ligação é formada pela remoção de elementos de água (desidratação) do grupo a-carboxila de um aminoácido e do grupo a-amino do outro. – (Princípios de bioquímica de Lehninger página 85).


O que viria a ser uma proteína? 


Proteínas são macromoléculas formada por uma grande sequência de aminoácidos. E podem assumir quatro tipo de morfologia diferente;

Estrutura primária: Uma sequência simples de aminoácidos. Uma fita simples feita por aminoácidos.

Estrutura secundária: uma sequência em formato de hélice graças as pontes de hidrogênio, ou pontes disulfeto.

P.S.: Ao fazer referência as “pontes de hidrogênio”, deve-se lembrar que o termo mais atual para ser usado é “Ligações de hidrogênio”.


Estrutura terciária: é um agrupamento de várias estruturas secundárias que se enovelam entre si, formando uma estrutura tridimensional.

Estrutura quaternária: São quando proteínas terciárias se ligam. O exemplo mais clássico é a hemoglobina; a proteína transportadora das hemácias.



Além, de assumirem estas estruturas, elas também podem ser classificadas como fibrosa ou globular.
A proteína será fibrosa quando ela for longa; podemos apontar como exemplos de proteínas fibrosas: queratina (proteína do cabelo), colágeno (Proteína presente nos tecidos). 
A proteína será globular quando ela tiver um formato aparentemente esférico; a hemoglobina é um exemplo. 

Quais suas funções?

As proteínas são importantes pelo fato de estar ligadas a todas as ações orgânicas no ser vivo. Através das proteínas, conseguimos fazer quase tudo em nível molecular. As proteínas podem ser transportadoras, estruturais de síntese e etc.



Referências: 
Biologia Celular e Molecular - 9ª Ed. 2012 Carneiro,José; Junqueira,Luiz C. Guanabara Koogan

Nelson, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. Porto Alegre: Artmed, 2011. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox